segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012 | |

Ação de Anulação de Partilha de Bens

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ..... VARA DE FAMÍLIA E SUCESSÕES DO FORO ..............

.........………...............................…..... (nome completo), …..…….....…… (nacionalidade), .................. (estado civil), ................... (profissão), portador da cédula de identidade RG nº ................... e inscrito no CPF/MF sob nº ............., residente e domiciliado na ................ (endereço completo: rua [av.], nº, complemento, bairro, cidade, CEP, UF), por seu Advogado e bastante procurador ao final assinado, conforme instrumento de mandato em anexo (doc. ...), com escritório profissional na cidade de ......., na .................... (endereço completo: [rua, av.], nº, complemento, bairro, CEP, UF), onde recebe correspondências e intimações para os atos processuais, vem, respeitosamente, à honrosa presença de Vossa Excelência, com fulcro no art. 1.029 do Código de Processo Civil, promover a presente

AÇÃO DE ANULAÇÃO DE PARTILHA DE BENS

em face de ......................................... (nome completo), ................ (nacionalidade), .................. (estado civil), .............................. (profissão), portador da cédula de identidade RG nº .............., inscrito no CPF/MF sob o nº ................., residente e domiciliado na cidade de .................., na ........................ (endereço completo: [rua, av.], nº, complemento, bairro, CEP, UF), pelas razões de fato e de direito que passa a expor, ponderar e ao final requerer:

I – DOS FATOS

Tramita perante este Douto Juízo Ação de Inventário (Proc. nº ...), que se encontra em fase de publicação de Homologação de Partilha (certidão anexa – doc. nº ....), ação esta promovida pela cônjuge supérstite.
Ocorre que o Autor fora reconhecido, por sentença exarada pelo Magistrado da MM .... Vara ...... desse foro, como sendo filho do autor da herança, conforme documentos acostados a esse feito (docs. nos . ...).
Todavia, o mesmo  não foi comunicado sobre a abertura do Inventário, tendo esse sido processado com seu total desconhecimento.
Essa falta de comunicação resultou na sua exclusão da partilha de bens.
Como é sabido, a sentença de reconhecimento de filiação tem efeito ex tunc, o que faz retroagir os efeitos da filiação até nascer outro filho reconhecido.

II – DO PEDIDO

Diante do acima exposto, requer a citação do Requerido no endereço declinado no preâmbulo desta Exordial, para que conteste a ação no prazo legal, com a advertência de que não o fazendo ser-lhe-ão aplicados os efeitos da confissão e revelia, requerendo seja declarada nula a partilha por vício insanável que é a omissão em comunicar ao Autor sua feitura e permitir que o mesmo impugne os atos que transcorrem ao longo do cito processo.
Requer provar o alegado por todos os meios de provas em direito admitidas, especialmente pelo depoimento pessoal do Requerido, oitiva de testemunhas, juntada de documentos, expedição de ofícios e precatórias, perícias e demais provas pertinentes e lícitas.
Requer ainda a intimação do Ilustre Representante do Ministério Público conforme dispõe o art. 82, II, do Código de Processo Civil, para que atue no feito.
Requer a PROCEDÊNCIA da presente demanda com a conseqüente condenação do Requerido nas despesas processuais e verba honorária.
À presente dá-se o valor de R$ .................... (valor por extenso) para os efeitos legais.

Nestes termos,
Pede Deferimento


.........., .... de ............. de ..........
(local e data)


.............................
Advogado (nome)
OAB/.... nº ...........
(Obs.: verificar se já houve partilha ou não. Se houve a ação será em face de todos os herdeiros. Caso contrário o requerido é o Espólio.)

0 comentários:

Postar um comentário